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Caixa Econômica Federal disponibiliza plataformas para cadastramento para o Auxílio Emergencial

Foi disponibilizado pela Caixa Econômica nesta terça-feira, dia 7 de abril, a partir das 9h, um site e um aplicativo (disponível para sistema Android e iOS) para solicitação do Auxilio Emergencial de R$ 600,00, projeto de lei sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro na última semana, uma das medidas para diminuir o impacto econômico durante o enfrentamento do Coronavírus no Brasil.

Neste momento, poderão solicitar o auxílio no site ou app, trabalhadores MEI (Microempreendedor Individual), trabalhadores informais sem registro, contribuintes do INSS e desempregados. Beneficiários do Bolsa Família ou inscritos no Cadastro Único, terão os pagamentos feito automaticamente, então não é necessário fazer cadastro no site ou aplicativo.

O Auxílio Emergencial será pago durante 3 meses no valor de R$ 600,00 para trabalhadores informais, autônomos, MEIs e desempregados, maiores de 18 anos, que cumprirem um dos requisitos:

✅ Ser o titular de pessoa jurídica (Microempreendedor individual – MEI);

✅ Ser contribuinte individual ou facultativo da Previdência;

✅ Ser cadastrado no Cadastro Único até o último dia 20 de março de 2020;

✅ Não ter registro em carteira.

 

Além disso, é necessário ser maior de 18 anos e não ter registro em carteira.

Não têm direito ao benefício:

➡️ Famílias com renda mensal total superior ao valor de 3 (três) salários mínimos (R$ 3.135,00);

➡️ Famílias com renda per capita (por pessoa) maior que o valor de ½ (meio) salário mínimo (R$ 522,50);

➡️ Pessoas que tiveram no ano de 2018, rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70;

➡️ Pessoas que recebem qualquer benefício previdenciário (pago pelo INSS).

 

🔹 Como faço para solicitar o benefício?

Pode ser feito a solicitação através do site ou aplicativo, listados abaixo:

Para se cadastrar no SITE, clique aqui ➡️ https://auxilio.caixa.gov.br/#/inicio

Para baixar o APP para aparelhos (celulares e tablets) Android, clique aqui ➡️ https://play.google.com/store/apps/details?id=br.gov.caixa.auxilio

Para baixar o APP para aparelhos iOS (aparelhos Apple), clique aqui ➡️ https://apps.apple.com/br/app/caixa-aux%C3%ADlio-emergencial/id1506494331

Além disso, foi disponibilizado pela Caixa Econômica, o telefone 111 para tirar dúvidas referentes ao Auxílio Emergencial, lembrando que o telefone é apenas para tirar dúvidas, as inscrições e solicitações devem ser feitas penas pelo SITE ou APP oficial.

🔹 Tenho Cadastro Único (Cadúnico), como devo proceder?

Não é necessário realizar mais nenhum cadastro no momento, o pagamento será feito automaticamente para quem já estiver inscrito no CadÚnico. O governo dará mais informações sobre o pagamento para inscritos no CadÚnico nos próximos dias.

🔹 Onde posso verificar meu Cadastro Único (CadÚnico)?

É possível verificar seu CadÚnico ou consultar se possui o cadastro, clicando aqui: ➡️ https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/

Também pode ser consultado através do aplicativo para celular. Clique aqui para baixar o aplicativo para Android ou iOS: ➡️ https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-cadunico

O Ministério da Cidadania disponibiliza um telefone para realizar consulta do CadÚnico, pode ser feitas ligações tanto de telefone fixo quanto móvel. Basta ligar para 0800 707 2003 e selecionar a opção 5. 

🔹 Existe algum outro lugar que posso me cadastrar para o benefício?

Não. Apenas o site e aplicativo oficial lançado pela Caixa Econômica Federal são os canais para realizar o cadastro e solicitação do benefício. Qualquer outro link ou aplicativo é falso.

🔹 Quando será feito o pagamento?

A previsão do Governo Federal é de iniciar os pagamentos entre a quinta-feira, dia 9 e a próxima terça-feira, dia 14. Para solicitações realizadas hoje, 7, e o requerente possuir conta-poupança na Caixa ou conta corrente no Banco do Brasil, devem ter o valor disponibilizado já no próximo dia 9, para os demais, o valor deve estar disponível até o dia 14/04.

O calendário de pagamentos será de acordo com o mês de aniversário do beneficiário.

A segunda parcela do benefício deve ser paga entre os dias 27 e 30 de abril. Já a terceira parcela deve ser paga entre os dias 26 e 29 de maio.

Lembrando que para saques do dinheiro nos bancos, casas lotéricas e Correios, terão um calendário próprio que será disponibilizado pelo governo até a próxima semana.

🔹 Quantas pessoas da minha família podem solicitar o benefício?

Poderão ser solicitadas até duas cotas do benefício por família, ou seja, cada família poderá receber até R$ 1.200,00. Chefes de família que sejam responsáveis pelo sustento da família, poderão solicitar duas cotas.

 

ViaPrev – Assessoria & Consultoria Previdenciária
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Texto e edição: Departamento de Comunicação ViaPrev.