Notícias

Uso do tempo rural na revisão de aposentadoria: não corta benefício!

 

Muitos aposentados no Brasil deixam de usar o tempo rural na hora de pedir aposentadoria. Isso pode acontecer por diversos motivos, como falta de informação ou até mesmo dificuldade em comprovar o período.

Mas e se você já está aposentado e não usou o tempo rural, pode pedir revisão sem medo? A resposta é sim! O pedido de revisão da aposentadoria não vai cortar o seu benefício, muito pelo contrário, o uso do tempo rural poderá até possibilitar o aumento do valor da aposentadoria e o pagamento dos atrasados.

Para entender melhor, é importante saber o que é o tempo rural. Trata-se do período em que o trabalhador exerceu atividades no campo, como agricultura, pecuária, extrativismo ou outras atividades rurais. Esse tempo pode ser garantido por meio de documentos, como notas fiscais, declarações de sindicatos ou associações, recibos de venda de produtos, entre outros.

O tempo rural é muito importante na hora de calcular o valor da aposentadoria, pois é considerado para fins de contagem do tempo de contribuição.

Mas mesmo que você tenha se aposentado como trabalhador urbano e não tenha usado o tempo rural, é possível pedir a revisão de sua aposentadoria. Para isso, é necessário verificar que trabalhou na atividade rural em algum período de sua vida. É importante lembrar que cada caso é único e por isso é recomendável procurar um profissional especializado em direito previdenciário para analisar a situação e orientá-lo da melhor maneira. Mas mesmo que você tenha se aposentado como trabalhador urbano e não tenha usado o tempo rural, é possível pedir a revisão de sua aposentadoria. Para isso, é necessário verificar que trabalhou na atividade rural em algum período de sua vida. É importante lembrar que cada caso é único e por isso é recomendável procurar um profissional especializado em direito previdenciário para analisar a situação e orientá-lo da melhor maneira.

Por isso, se você já é aposentando e não usou o tempo rural, procure por um profissional de sua confiança e faça a revisão da sua aposentadoria.